O Museu Lasar Segall, em São Paulo, será palco da exposição “Gravuras, desenhos e sonhos” da artista plástica Lucila Sartori, a partir do 21 de setembro

Em Cântico dos Cânticos, Lucila explora o texto bíblico de forma inovadora. A artista interpreta, por meio da gravura, o seu encantamento com esse poema de amor, possivelmente escrito entre os séculos V e III a.C., e atribuído pelos antigos intérpretes como sendo de autoria de Salomão, rei de Israel. O livro foi traduzido também por Haroldo de Campos e ilustrado por inúmeros artistas ao longo da história, como Marc Chagall.
Ao longo de quase quatro décadas, Lucila vem transformando esse tema em imagens visuais que capturam a beleza, o simbolismo e a espiritualidade presentes no texto. Dessas obras, 31 gravuras em metal, utilizando vários procedimentos (água-tinta, água-forte, lavis, ponta seca e maneira negra), farão parte da mostra.
A exposição contará também com outras obras da artista, como a série “Gorky”, composta por trabalhos feitos na técnica do pastel seco e de gravuras em metal, que traduzem a emoção da artista ao ler o escritor russo Maxim Gorky. A série “Superação da Dor”, com quatro gravuras em metal, expressa a possibilidade da arte como prática de resistência à dor e aos sofrimentos da vida. E, em uma vitrine horizontal, serão expostas oito gravuras que compõem o livro do “Jacu”, medindo 3,27cm, ao lado de desenhos e esboços em papéis de seda, que deram origem às gravuras em metal. Os livros de colagens do “Cântico” combinam fragmentos de gravuras, lápis de cor, aquarela e folha de ouro sobre papel japonês.
A mostra também inclui trabalhos em cerâmica, pequenos cântaros, potes miniaturas que se apresentam como aparições singulares, despidos de recursos pictóricos, revelando a pele nua da matéria que os constitui, a argila.
A exposição “Gravuras, desenhos e sonhos” estará em cartaz de 21/09/24 a 26/01/25. Simultaneamente a abertura da exposição, haverá o lançamento do livro de gravuras Cântico dos Cânticos.
Museu Lasar Segall: Rua Berta, 111, Vila Mariana, São Paulo.