Grupo Prole realiza temporada do infantil Era Uma Vez um Tirano no Centro Cultural São Paulo. As apresentações são gratuitas e com debate pós sessões.

Encenado pela primeira vez em 2018, no Centro Cultural São Paulo, o espetáculo infantil Era Uma Vez um Tirano, do Grupo Prole de Teatro, volta agora, 60 anos depois do golpe de 64, para nova temporada no mesmo espaço. Serão 8 apresentações gratuitas seguidas de debate com elenco, de 10 a 25 de agosto aos sábados e domingos, às 15h.
A direção é de Bete Dorgam, e a montagem traz no elenco Angela Ribeiro / Katia Naiane, Bruna Aragão, Fernanda Assef, Sidney Santiago / Diego Garcias e música ao vivo realizada por Alexandre Mello.
A peça conta a história de três crianças que criativamente conseguem acabar com a tirania que muda a vida dos habitantes e atrapalha a liberdade das pessoas, uma reflexão lúdica sobre política e cidadania. Utilizando da imaginação da plateia e da brincadeira proposta pelos atores, os personagens vão sendo criados em cena com a trilha sonora ao vivo do compositor Alexandre Mello e a iluminação de Felipe Tchaça, que dão o tom dessa grande brincadeira entre artista e plateia.
Em um espetáculo cheio de referências, Era Uma Vez um Tirano traz a política para as crianças de uma forma lúdica e encantadora. A crítica completa do espetáculo está neste link
“Quando estávamos ensaiando a peça, a prefeitura de São Paulo pintou a cidade de cinza, apagando várias obras importantes da arte de rua da cidade. A peça parecia mais atual do que nunca. Mal podíamos imaginar o que estava por vir! Estreamos no período das eleições de 2018 e fazer a peça foi se tornando cada vez mais importante pela necessidade latente de discutirmos os efeitos já vividos pela autora na ditadura e a importância de coletivamente construirmos a democracia. Apresentamos ao longo de todos os últimos seis anos, inclusive no isolamento da pandemia, quando criamos a versão online da peça. Está sendo lindo retomar o projeto neste novo momento político e no mesmo espaço em que a saudosa Lizette Negreiros nos ajudou a estrear. Estamos muito emocionados!”, conta Fernanda Assef, produtora do projeto.
A peça adaptou para o palco o livro homônimo de Ana Maria Machado e foi indicada naquele ano ao Prêmio São Paulo, na categoria de melhor adaptação. O projeto do Grupo Prole contemplado pela 18ª Edição do Prêmio Zé Renato de Teatro da Secretaria da Cultura.
Serviço
APRESENTAÇÕES
Era Uma Vez Um Tirano, do Grupo Prole
Ingressos: grátis, distribuídos uma hora antes de cada sessão
Classificação: LIVRE
Duração: 45 minutos
*cada apresentação será seguida de debate com a equipe artística
Centro Cultural São Paulo – Sala Ademar Guerra
Quando: 10 a 25 de agosto, sábados e domingos, às 15h
e sextas-feiras,16 às 15h, e 23 de agosto, às 11h e às 15h.
Endereço: Rua Vergueiro, 1000, Liberdade
*escolas interessadas em reservar ingressos entrar em contato com a produção grupo.prole@gmail.com/11 99425-2372
OFICINAS
Explorando a Arte dos Jogos Teatrais: Oficinas de Empatia e Trabalho em Grupo para Crianças e Adultos
Ingressos: grátis. inscrições pelo email grupo.prole@gmail.com. Enviar nome e idades dos participantes e colocar no título do email “OFICINA JOGOS TEATRAIS – local e data”
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Centro Cultural São Paulo
Quando: 16 de agosto, sábado, às 17h30
Endereço: Rua Vergueiro, 1000, Liberdade