CINEMATECA BRASILEIRA apresenta a mostra É PRECISO ESTAR ATENTO! em parceria com o Instituto Vladimir Herzog. Domingo no Golpe, Memória Sufocada, Espero tua (re)volta e Torre das Donzelas terão exibições gratuitas de 11 a 14 de julho, seguidas de debates.
O Instituto Vladimir Herzog, em parceria com a Cinemateca Brasileira, promove a mostra de cinema É Preciso Estar Atento!, que dialoga diretamente com a exposição “Sobre Nós”, também em cartaz da Cinemateca. Os quatro documentários que abordam temas de resistência, foram realizados com a utilização de materiais de arquivo, entrevistas, depoimentos e gravações diretas durante manifestações de grupos e coletivos em defesa de suas liberdades. As sessões serão seguidas de debates com cineastas e especialistas de diversas áreas, que atuam em defesa dos direitos humanos.
A programação é gratuita e os ingressos distribuídos uma hora antes da sessão.
PROGRAMAÇÃO
11 julho – 19h30 / Sala Grande Otelo
DOMINGO NO GOLPE
Brasil, 2024, cor, 22min, livre
Direção: Giselle Beiguelman e Lucas Bambozzi
Elenco: Eliziane Gama, Lúcio Costa, Darcy Ribeiro, Jair Bolsonaro, Hamilton Mourão
Sinopse: Domingo no Golpe é um documentário “ready media” sobre os atos de 8 de janeiro de 2023, inteiramente produzido com as imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto disponibilizadas à imprensa pelo GSI, por ordem do Supremo Tribunal Federal. A narração foi criada a partir de trechos do relatório final da CPMI dos Atos de 8 de janeiro de 2023, divulgado em 17 de outubro de 2023, lido pela senadora Eliziane Gama (relatora). Domingo no Golpe aborda um 8 de janeiro que não começou em 2023, e, todavia, ainda não terminou.
12 julho – 19h / Sala Grande Otelo
MEMÓRIA SUFOCADA
Brasil, 2021, cor, 75min, 14 anos
Direção: Gabriel Di Giacomo
Sinopse: Coronel Ustra é o único militar condenado como torturador durante a ditadura. O ex-presidente Jair Bolsonaro o exalta como um herói. Mas qual é a verdade? Através de buscas pela internet, o passado do Brasil vai sendo reconstruído e esbarra no presente.
13 julho – 17h / Sala Grande Otelo
ESPERO TUA (RE)VOLTA
Brasil, 2019, 93min, cor, 14 anos
Direção: Eliza Capai
Elenco: Lucas “Koka” Penteado, Marcela Jesus, Nayara Souza
Sinopse: Quando a crise se aprofundou no Brasil, os estudantes saíram às ruas e ocuparam escolas protestando por um ensino público de qualidade e uma cidade mais inclusiva. Espero Tua (Re)volta acompanha as lutas estudantis desde as marchas de 2013 até a vitória do presidente Jair Bolsonaro em 2018. Inspirada pela linguagem do próprio movimento, o filme é conduzido pela locução de três estudantes, representantes de eixos centrais da luta, que disputam a narrativa, explicitando conflitos do movimento e evidenciando sua complexidade.
14 julho – 18h / Sala Grande Otelo
TORRE DAS DONZELAS
Brasil, 2018, cor, 97min, 12 anos
Direção: Susanna Lira
Sinopse: Quarenta anos após serem presas durante a ditadura militar na Torre das Donzelas, como era chamada a penitenciária feminina, ao lado da ex-presidente da República Dilma Rousseff, um grupo de mulheres revisita a sua história.
