Teatro

Era Uma Vez um Tirano | Crítica

Em um espetáculo cheio de referências, Era Uma Vez um Tirano traz a política para as crianças de uma forma lúdica e encantadora.

Crédito: Marcelo Vitorino

Encenado pela primeira vez em 2018, o espetáculo infantil Era Uma Vez um Tirano, do Grupo Prole de Teatro, adaptou para o palco o livro homônimo de Ana Maria Machado e foi indicado naquele ano ao Prêmio São Paulo, na categoria de melhor adaptação. O livro foi escrito em 1982 durante a reabertura política nos últimos anos da ditadura militar no Brasil. E, agora, 60 anos depois do golpe de 64, o projeto do Grupo Prole contemplado pela 18ª Edição do Prêmio Zé Renato de Teatro da Secretaria da Cultura volta aos palcos e realiza 24 apresentações gratuitas na cidade de São Paulo entre maio e agosto.

Além de uma boa história, a peça possui momentos musicais que ajudam na imersão no espetáculo, além do grupo de atores que usam a música como um elemento narrativo importante.

Por termos uma trama contada pelas crianças (protagonistas), há escolhas infantis claro, mas há sempre o cuidado de procurar uma solução simples para recuperar a liberdade dos cidadãos.

A construção narrativa é aliada a música, cores e figurinos, que são encantadores para crianças e adultos, e aos poucos somos apresentados a elementos políticos que chegam diferentes, digamos assim, para diferentes faixas etárias. 

As atuações se somam a tramas e todos somam ao espetáculo, pela troca de diálogos e apontamentos que os protagonistas realizam ao longo dos atos, cada criança possui a sua personalidade, que são facilmente reconhecíveis, e todos tem interações interessantes.

Crédito: Fuzuê Filmes

Outro ponto de destaque é o personagem Tirano, que é interpretado pelos atores em cena, que se revezam para dizer suas falas, em uma estrutura que facilita a entrada e saída do elenco quando necessário. Ele fala pouco para a população, mas sempre é algo para tentar conter ou controlar, trazendo a tirania a cada interação.

A forma com que as crianças ganham o coração do espectador é aos poucos, e elas também precisam ter a confiança dos adultos da cidade, pois eles claramente desistiram de tentar mudar o regime local, e com suas ideias que começam pequenas, começam a incomodar e acendem a chama de mudança.

Há muitos elementos lúdicos, como cores, luz e estrelas, que simbolizam elementos básicos em uma sociedade, com foco na socialização da população.

Não há surpresas seja pela duração, ou por ser uma peça infantil, apenas os atos que se sobrepõem, e o Tirano tentando contra medidas, com alguns pontos de respiro para exagerar algum elemento, como as luzes das estrelas que são proibidas no regime, e voltam após uma troca entre as crianças e adultos.

Explicar política para crianças é um desafio, principalmente em um mundo polarizado, mesmo com o foco em um regime de ditadura, há como encontrar pontos de aprendizagem para as crianças e trazer reflexões aos adultos. Elas vão aprender e entender o que significa estar sobre um regime, e adultos vão relembrar o poder que têm para mudar uma situação política. 

Nota: 5/5

Contato: naoparecemaseserio@gmail.com

Não Parece Mas É Sério

Youtube: Canal do Youtube – Não Parece Mas É Sério

Facebook: facebook.com/naoparecemaseserio

Instagram: @naoparecemaseserio

Serviço

APRESENTAÇÕES

Era Uma Vez Um Tirano, do Grupo Prole

Ingressos: grátis, distribuídos uma hora antes de cada sessão

Classificação: LIVRE

Duração: 45 minutos

*cada apresentação será seguida de debate com a equipe artística

Teatro Alfredo Mesquita

Quando: 29 de junho a 7 de julho, aos sábados e domingos, às 16h

Endereço: Av. Santos Dumont, 1770, Santana

Teatro Flávio Império

Quando: 12 e 19 de julho, às sextas-feiras, às 15h

Endereço: R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba

OFICINAS

Explorando a Arte dos Jogos Teatrais: Oficinas de Empatia e Trabalho em Grupo para Crianças e Adultos 

Ingressos: grátis. inscrições pelo email grupo.prole@gmail.com. Enviar nome e idades dos participantes e colocar no título do email “OFICINA JOGOS TEATRAIS – local e data”

Classificação: Livre 

Duração:  60 minutos

ON-LINE

Era Uma Vez Um Tirano, do Grupo Prole

de 15 de maio a 15 de agosto

Duração: 40 minutos

Deixe um comentário