Cinema, Especial

Sessão Vitrine Petrobrás | Próximos lançamentos são confirmados

Com lançamentos mensais e preços acessíveis, o projeto que voltou em novembro de 2023 se consolida a cada estreia.

Nas últimas semanas, o filme Propriedade ficou no TOP 10 em uma plataforma de streaming deixando muita gente tensa e chocada: Agora imagina quem assistiu ao filme na telona? Em dezembro do ano passado, a Sessão Vitrine Petrobrás ofereceu essa experiência única, Malu Galli dentro do carro, Clube da Esquina tocando suas músicas, as belezas e emoções nas férias de Alagoas em Sem Coração e tudo isso a preços acessíveis.

Confira a entrevista com Daniel Bandeira, diretor de Propriedade, neste link

E dando continuidade a esse movimento de ver grandes filmes em grandes telas, em maio, é a vez da cópia restaurada digitalmente de A HORA DA ESTRELA. Que chega aos cinemas dia 16 de maio. O longa premiadíssimo de Suzana Amaral vai invadir os cinemas, após passar por um intenso processo de digitalização, acompanhado de uma restauração que usou de três materiais.

Débora Butruce, curadora, preservadora audiovisual e responsável pelos filmes de patrimônio do projeto, junto com a equipe do Laboratório, utilizou nesse trabalho os negativos originais imagem e de som do filme, além de uma cópia que estava na Centro Técnico Audiovisual como referência para a cor. O trabalho foi complexo e além desses materiais também foram utilizados outros dois materiais que foram os negativos de imagem e de som resultantes da restauração feita pelo CPCB (Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro), que foram utilizados para testes no scanner para avaliar qual respondia melhor ao processo final da restauração do longa.

O filme acompanha a jovem Macabéa (Marcélia Cartaxo), uma nordestina datilógrafa que encontra um namorado em São Paulo e sonha com a felicidade.

No mês do orgulho, para celebrar e promover reflexões sobre a data, a SESSÃO VITRINE PETROBRAS traz o também premiado TUDO QUE VOCÊ PODIA SER, de Ricardo Alves Jr, que chega aos cinemas no dia 20 de junho. O longa-metragem protagonizado por Aisha Brunno, Bramma Bremmer, Igui Leal e Will Soares transita entre a ficção e o documentário, celebrando a amizade e a existência de vidas LGBTQIAP+ num retrato afetuoso da família que se escolhe em meio a desafios e sonhos.

Tudo Que você podia ser de Ricardo Alves Jr

NOVIDADES:

Em Julho, a SESSÃO VITRINE PETROBRAS vai lançar a animação TECA E TUTI: UMA NOITE NA BIBLIOTECA. Produzido no interior de São Paulo, o longa levou mais de uma década para ficar pronto. O filme acompanha Teca, uma traça que, depois de aprender a ler, desiste de devorar livros. Com seu fiel ácaro de estimação, Tuti, a dupla parte para uma biblioteca em busca de resolver um mistério e viver uma grande aventura.

Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca de Diego M. Doimo, Eduardo Perdido e Tiago MAL

Com direção de Diego M. Doimo, Eduardo Perdido e Tiago MAL, a maior parte da animação foi feita em stop motion, técnica na qual tudo acontece através de sequências de fotografias, usando bonecos articulados em cenários construídos e montados dentro de um estúdio, como um verdadeiro set de filmagens em miniatura. 

As canções e trilha sonora original foram criadas por Hélio Ziskind, conhecido pelos trabalhos nas séries “Cocoricó” e “Ratimbum”, ao lado do músico Ivan Rocha.

TECA E TUTI: UMA NOITE NA BIBLIOTECA é produzido pela Rocambole Produções, criada por ex-alunos do curso de Imagem e Som da UFSCar. O filme tem, como principais patrocinadores, a Petrobras, o BNDES e a SABESP, por meio de seleção em editais públicos. As exibições a partir de junho fazem parte do pré-lançamento e das contrapartidas do projeto, que inicia carreira agora em festivais e exibições em salas de cinema.

Em breve será divulgado o filme de agosto, assim como os outros longas, o filme promete! Podemos adiantar que é um dos filmes brasileiros mais esperados do ano; dirigido por uma grande cineasta contemporânea e esteve em um dos principais Festivais de cinema do mundo.

Deixe um comentário