Cinema, Crítica de Filme

Jorge da Capadócia | Crítica

Em uma grande produção, Jorge da Capadócia traz a história de São Jorge passando por diversas provações de fé.

Alexandre Machafer dirigiu, produziu e auxiliou em outras partes, o filme O Filho do Homem (2019) e agora ele retorna a esses cargos e ainda protagoniza Jorge da Capadócia, longa que traz a história de São Jorge aos cinemas.

Jorge (Machafer) é recém condecorado no exército de Diocleciano (Roberto Bomtempo), uma das suas primeiras obrigações no novo cargo, digamos assim, ele deve retirar elementos, itens ou pertencentes cristãos da população já que o imperador romano acredita em outros deuses, mas por ser cristão e não acreditar nos preceitos do imperador, Jorge começa a ter suas próprias ideias. 

O roteiro de Matheus Souza (A Última Festa) prefere ir devagar, de criar primeiro a pessoa, seus costumes e família, para aos poucos crescer Jorge na trama e os milagres creditados a ele, antes de sua morte por decapitação. 

A qualidade técnica, seja a fotografia, os cenários e roupas são dignas de grandes produções, e o filme pensa em diversos pequenos detalhes para uma história religiosa e impactante.

Alexandre também se destaca, por justamente precisar dar as nuances a essas pequenas tramas que Jorge possui na história, ainda mais quando percebemos que o longa pensa em Jorge como filho, soldado e líder em atos diferentes. 

O crescimento de elementos nos atos mantém o que se conhece na história de Jorge, mantendo a perseverança na fé em Deus e seus próprios conceitos.

O elenco secundário aparece em momentos chaves, principalmente o imperador e seu conselheiro (Ricardo Soares) para quebrar sua fé, e as cenas com sua mãe (Cyria Coentro) que trazem os elementos humanos à trama de Jorge.

O épico brasileiro, é sobre um santo, mas transcorre sem deixar problemas ou elementos técnicos pelo caminho. O filme serve não apenas para quem quer conhecer a história de São Jorge, mas tem elementos de uma superprodução que chamam a atenção até para pessoas não cristãs que apenas querem um filme bem executado e construído. 

Nota: 4/5

Contato: naoparecemaseserio@gmail.com

Não Parece Mas É Sério

Youtube: Canal do Youtube – Não Parece Mas É Sério

Facebook: facebook.com/naoparecemaseserio

Instagram: @naoparecemaseserio

Deixe um comentário