Guerra Civil é um filme brutal e excelente. Com nosso querido brasileiro, Wagner Moura, no elenco principal, este é um filme que todo jornalista deveria assistir.

O novo filme de drama e ação estadunidense, dirigido por Alex Garland (Ex_Machina: Instinto Artificial) foca em um futuro distópico, mas totalmente próximo da realidade, sem fantasias, em que uma guerra civil toma conta dos Estados Unidos, e no ápice do terror que o país vive, o espectador acompanha um quarteto de jornalistas que o cruzam na tentativa de entrevistarem o presidente, que já está a 14 meses sem dar declarações para a imprensa.
O grupo formado por Lee (Kirsten Dunst), Joel (Wagner Moura (VAI BRASIL!), Jessie (Cailee Spaeny) e Sammy (Stephen Henderson) enfrentam uma verdadeira guerra, não apenas física, mas psicológica também, por causa das atrocidades que veem pelo caminho.
O longa é angustiante, brutal e sabe exatamente como passar a tensão vivida pelos personagens para o telespectador. Além da ótima fotografia – que por vezes opta genialmente em mostrar os horrores da guerra através das lentes das câmeras dos jornalistas, em preto e branco – o filme conta com excelentes atuações, que nos fazem criar empatia por aqueles profissionais que têm a mesma formação que nós daqui do portal, jornalistas críticos de cinema.

Em uma das cenas mais angustiantes, o grupo encontra com alguns extremistas que estão cometendo uma carnificina, comandada pelo ator Jesse Plemons, marido de Kirsten na vida real (conhecido pela série Amor e Morte). Ótimo easter egg, por sinal.
Além de mostrar a frieza necessária para trabalhar com esse tipo de cobertura no fotojornalismo, durante uma guerra extremamente violenta e aterrorizante, o filme também é uma grande crítica aqueles que usam de um erro do oponente para cometerem erros ainda piores, colocando sua fúria e raiva interna em evidência.
No geral, este é um filme brilhante, que atende as expectativas do gênero e serve até como uma espécie de “aula” sobre a vida para nós, nos mostrando como não cometer os mesmos erros.
Nota: 5/5
Contato: naoparecemaseserio@gmail.com
Youtube: Canal do Youtube – Não Parece Mas É Sério
Facebook: facebook.com/naoparecemaseserio
Instagram: @naoparecemaseserio