As Linhas da Minha Mão é sobre a artista, que foca na história e a deixa contar, sem precisar de grandes cenas.

O filme nasce a partir de uma série de encontros entre o cineasta e a artista Viviane de Cássia Ferreira, nos quais ela fala sobre a vida, seu trabalho e sua própria experiência com a loucura.
Em um longa onde temos um biografado contando de sua vida para a câmera de uma forma que transite em diversos momentos é comum, mas a direção de João Dumans (Arábia) foge do esperado e deixa Viviane falar abertamente de uma história ou de um momento da vida.
Com isso temos cenas, digamos assim, longas para priorizar as histórias e deixar que elas sejam contadas sem cortes, mudando apenas a câmera de posição ou a luz do ambiente, e como a protagonista mantém uma linha de raciocínio interessante e cheia de detalhes, somos imersos em sua contação.
Claro que isso cobra um preço, a repetição. O filme é dessa forma por boa parte dele, e pode cansar o espectador em alguns momentos, por justamente se manter fiel nessa estrutura criada desde o primeiro.

Isso traz o roteiro à tona, já que as histórias não parecem conectadas em alguns momentos, e sempre tem um começo, meio e fim, mas o destaque dessas histórias acabam sendo o viés pessoal que Viviane imprime com facilidade e traz consigo toda a sua história de vida.
O diretor sempre mantém a câmera próxima, para deixar a protagonista em primeiro plano, onde ela conversa conosco sem precisar olhar para a câmera, além de uma boa história, a montagem final mantém a fluidez de ideias, pensando nas cenas longas que vemos.
O retrato íntimo funciona pelas tramas, trazendo o espectador pela empatia e história de vida de Viviane, e como é um exercício também para ela trazer sua vida para a câmera.
E por termos algo fora do esperado, As Linhas da Minha Mão compreende que precisa ser diferente de um longa biográfico e cheio de entraves. Parece simples quando assistimos, mas temos algo além a cada nova contação.
Nota: 3/5
Contato: naoparecemaseserio@gmail.com
Youtube: Canal do Youtube – Não Parece Mas É Sério
Facebook: facebook.com/naoparecemaseserio
Instagram: @naoparecemaseserio