Idealizado por Alexys, o lançamento de “A Fabulosa Viagem de Futurística” será dividido em três atos, sendo que o primeiro acontece em abril, com o lançamento de um EP. O lançamento do álbum completo nas principais plataformas digitais acontece ainda no primeiro semestre de 2024.

No dia 25 de abril de 2024, a artista multilinguagem Alexys Agosto (@alexysagosto) lança as primeiras músicas de seu álbum de estreia “A Fabulosa Viagem de Futurística”, um álbum pop, que transita pelo pelo rock e conta com uma forte influência do funk, além de outros ritmos brasileiros.
Idealizado por Alexys, o lançamento de “A Fabulosa Viagem de Futurística” será dividido em três atos, sendo que o primeiro acontece em abril, com o lançamento de um EP. O lançamento do álbum completo nas principais plataformas digitais acontece ainda no primeiro semestre de 2024.
Com influência de artistas LGBT+ como Banda Uó, Pabllo Cortar, Glória Groove e Linn da Quebrada, o disco também tem inspiração em Os Mutantes, Rita Lee, Cazuza, Yungblud e Maneskin, e na música brasileira dos anos 1960/70, como o álbum Gal (1969) de Gal Costa e Secos e Molhados. Do pop internacional a inspiração vem de Lady Gaga, Miley Cyrus e o mais recente álbum de Demi Lovato (Holy Fvck).
O disco é uma espécie de aventura musical interplanetária, na qual ganha vida Futurística, uma pessoa-ciborgue que se perdeu no espaço-tempo e ficou presa na realidade do planeta Terra.
No ato I, Futurística chega prevendo o futuro, revelando a plasticidade de nossa realidade e anunciando a iminência do fim do mundo. No segundo ato, Futurística foge para o espaço sideral, se joga em uma fenda do espaço-tempo, acreditando que lá ela poderia esticar suas asas. Porém, sozinha, tudo que ela sente é saudade. As músicas do segundo ato exploram as diferentes fases de solidão da personagem. Cansada de estar só, Futurística volta para o nosso planeta e aceita a realidade de ser diferente.
Futurística, a personagem fictícia criada pela artista queer e não binária Alexys Agosto, faz uso da poesia fantástica e catártica para exprimir anseios, angústias e significados do que pra ela é ser uma pessoa de identidade não binária – termo utilizado para identidades de gênero que não são estritamente masculinas ou femininas, transitando por diferentes densidades ou não aderindo a nenhum dos dois gêneros.
“Ei, você já percebeu? Você é um ciborgue computado tanto quanto eu. Ei, você já percebeu! Minha barba feminina. Sua saia comprida. Minhas unhas pintadas. Seu terno e gravata”, canta a artista na faixa “Ciborgue”, primeiro single do álbum, lançado no dia 04 de abril, que traz influências do rock e narra o momento em que a personagem Futurística fala sobre a plasticidade da nossa realidade e da relação que temos com os gêneros e convenções socialmente acordadas, desenvolvidas ao longo do tempo.
Ciborgue foi composta e arranjada por Alexys Agosto, e produzida por ela, em parceria com Helô Badu e o Maestro Marcelo Amalfi, professor doutor e produtor musical que, em 2021, concorreu ao prêmio Grammy Latino pelo seu trabalho de arranjo vocal com o disco “O Bar Me Chama” da banda Velhas Virgens na categoria Melhor Álbum de Rock ou de Música Alernativa Brasileiro.
Na época em que compôs a música, Alexys estava fazendo uma pesquisa de Iniciação Científica, analisando a obra teatral do grupo Dzi Croquettes (grupo da década de 70 conhecido por misturarem signos “masculinos” e “femininos”, rompendo com a binaridade de gênero e construindo personagens com características andróginas), a partir do Manifesto Contrassexual de Paul Preciado.
No manifesto, Preciado menciona que todas as pessoas são ciborgues preenchidas de próteses tecnológicas, com tecnologias que se fundiram com a nossa carne, sendo impossível identificar o que é orgânico e o que é tecnológico.
Serviço: Lançamento do EP – Ato I de “A Fabulosa Viagem de Futurística” de Alexys Agosto
Onde ouvir: Instagram: www.instagram.com/alexysagosto / Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/2FhU5wlkJoZ6mV9cOBbutB?si=pmUVuq8RTm2Dsp95xnWpAw&nd=1&dlsi=c0c207fdce1b4291 / Youtube: https://www.youtube.com/@AlexysAgosto
TikTok: https://www.tiktok.com/@alexysagosto?_t=8lANv93zrLp&_r
Ouça a faixa Ciborgue em: https://musicpro.live/s/1963627090979