Cinema, Crítica de Filme

O Melhor Está Por Vir | Crítica

O Melhor Está Por Vir diverte pela metalinguagem e por mostrar os bastidores do cinema com leveza. Confira a crítica completa.

Frames “Il Sol Dell’Avvenire” Nanni Mretti Director Michele D’Attanasio Cinematographer

A comédia sobre Giovanni (Nanni Moretti), um cineasta que tenta desesperadamente terminar um filme ambientado em Roma, na década de 1950, sobre comunistas italianos. Mas uma série de obstáculos se interpõem em seu caminho: uma atriz teimosa, orçamento apertado, seu próprio casamento em colapso e o namoro da filha com um tipo inesperado. Sempre no limite, Giovanni terá que repensar sua maneira de agir e acreditar que o melhor está por vir.

O roteiro do próprio diretor brinca não só com a linguagem do cinema, como os bastidores do cinema. Ao tentar finalizar as filmagens do seus filme, ele passa por diversos obstáculos, e conseguindo novos problemas ao tentar solucionar algo. E mesmo com essa atmosfera pesada, o diretor nos faz rir.

Rir da própria desgraça e dos próprios problemas, sejam eles profissionais ou pessoais, Nanni demonstra um timing de comédia interessante, para não apenas frases de efeito ou momentos para alívios cômicos pontuais. 

Além da atmosfera leve, temos diversos momentos cinematográficos, digamos assim, ocorrendo na tela, como montagem de cenários, conversas entre diretor e elenco e trabalho com o orçamento do filme.

Frames “Il Sol Dell’Avvenire” Nanni Mretti Director Michele D’Attanasio Cinematographer

Com tudo isso em mãos, o diretor ainda movimenta a câmera em momentos musicais, e sabe utilizar planos diferentes para uma maior amplitude da história e favorecer o grande elenco que tem em cena.

Há diversos planos sequência, para dar a dinâmica de um set sempre em movimento, trazendo as personalidades de cada um para as cenas. Seja como diretor, marido e pai. 

A atuação de Nanni é justamente elogiável por justamente ter que lidar com tanto, e ainda sim ter uma reação racional, e deixar o seu personagem brincar com a quarta parede e até mesmo com a Netflix 

Estes excessos que inundam o espectador, nos passa a sensação de um filme dentro de um filme com facilidade, mesmo com as cenas que são musicais. A metalinguagem tem propósito e flui com facilidade. 

Mesmo com estrutura de comédia, com cenas sem peso dramático, o roteiro tem preocupações reais, como a pressão no diretor, prazos com as produtoras e ainda balancear as vidas profissionais.

Mesmo com tanto a dizer, os cenários grandiosos e cenas com muitos atores, refletem as ideias do que o protagonista passa e precisa consertar em tempo recorde.


O Melhor Está Por Vir consegue divertir mesmo com elementos reais, e pra quem gosta de filmes que falam sobre filme, vão adorar este filme italiano que fala sobre fazer um filme italiano.

Nota: 3/5

Contato: naoparecemaseserio@gmail.com

Não Parece Mas É Sério

Youtube: Canal do Youtube – Não Parece Mas É Sério

Facebook: facebook.com/naoparecemaseserio

Instagram: @naoparecemaseserio

TikTok: @naoparecemaseserio 

Deixe um comentário