Cinema, Streaming

Diário de Uma Onça | Documentário estreia no Globoplay em dezembro

O documentário que narra a jornada verídica de 3 onças-pintadas no Pantanal é voltado para toda família, inclusive para o público infantil e chega à plataforma globoplay no dia 06 de dezembro.

Produzido por WCP em coprodução com Ventre Studio e Globoplay, a obra narra a jornada verídica de três onças-pintadas através de uma perspectiva inédita: o relato em primeira pessoa. A atriz Alanis Guillen, intérprete de ‘Juma’ no remake da novela ‘Pantanal’, dá voz a Leventina, uma jovem onça-pintada que precisa se proteger de predadores e da ameaça humana. Fora esse advento da linguagem voice over, tudo no filme é real. O documentário chega à plataforma de streaming da Globo em 06 de dezembro. Com classificação indicativa de 10 anos, a obra promete agradar os pequenos e toda família.

O longa, que contou com mais de 200 horas de material bruto filmado ao longo de três anos, é dirigido por Joe Stevens, reconhecido por seus trabalhos de nature documentaries como ‘Earth at Night’ (AppleTV+); Mario Haberfeld, ex-piloto de fórmula 1 e fundador da ONG Onçafari; e Fábio Nascimento, cineasta e fotógrafo documental.

O Onçafari conseguiu, pela primeira vez na história, reintroduzir com sucesso uma onça pintada na natureza, e é através do trabalho dos biólogos dessa organização que o filme relata uma relação possível e harmoniosa entre o grande felino e o homem. Neta de Fera, a primeira onça resgatada e reintroduzida com sucesso em habitat natural no mundo, e filha de Ferinha, onça que é um marco na continuidade de sua espécie, Leventina vive em um território ameaçado pela mão do homem diante do progresso e alterações climáticas.

A crítica do documentário está aqui

“Eu nunca tinha narrado nada, então fiquei muito empolgada e me perguntando como seria isso, qual voz eu daria para essa onça, se seria a voz da Alanis, de uma nova onça ou a da Juma. Então fomos encontrando a voz que pudesse contemplar a Leventina em cada momento da narrativa; os seus momentos de fúria, dificuldade, alegria, etc. Foram dias muito divertidos, e sempre vai ser emocionante pra mim trazer a história de uma onça e estar nesse cenário do Pantanal. Foi um desafio incrível”, conta Alanis Guillen sobre o processo de narração e interpretação de Leventina, uma onça real que é a protagonista do filme. “Esse projeto traz o educativo e a informação por uma perspectiva profunda e empática, que gera a aproximação do grande público com essa história, essas personagens e essa realidade muitas vezes dura, mas que está acontecendo aqui na nossa frente; mas que nem sempre reparamos”, complementa a atriz.

Diante dos novos incêndios que ameaçam o Pantanal, esse documentário traz reflexões sobre o meio ambiente, sobre as leis da vida diante de uma natureza implacável e, mais do que isso, sobre a resistência frente aos desafios que são impostos para sobrevivência dessa espécie no Pantanal.

Deixe um comentário