O Astronauta é um filme que prende a atenção do começo ao fim e desperta o desejo de ir em busca de sonhos impossíveis. Filme está na programação do Festival Varilux de Cinema Francês

Na primeira cena estamos impactados pela linda paisagem de inverno de um lago congelado rodeado por árvores. Belezas como essa estão presentes em várias outras cenas do filme, porém a determinação do protagonista, é maior que a natureza retratada.
O céu não é o limite para Jim Desforges. O engenheiro da aeronáutica que trabalha há anos na empresa francesa Arianespace, se dedica secretamente a um projeto pessoal: construir um foguete e realizar o primeiro voo espacial tripulado não oficial.
Diretor e protagonista, Nicolas Giraud traz um olhar sensível e uma atuação brilhante. Tudo que ele cria enquanto ator é potencializado pelos demais elementos do filme, principalmente a trilha sonora. Inserida em momentos estratégicos, a música acompanha o protagonista no processo de construção do foguete com melodias que transportam o espectador para o espaço.
Dois atores que também se destacam são Mathieu Kassovitz, como Alexandre Ribbot e Hélène Vincent, como Odette. Ambos criaram personagens fortes que trouxeram equilíbrio ao filme e somaram ao roteiro.
Outra excelente atriz é Ayumi Roux no papel de Izumi. Porém, a relação da personagem com Jim deixa a desejar. Embora não seja o foco da narrativa, o roteiro poderia ter deixado as insinuações de lado e aprofundado o relacionamento dos dois, seja no amor ou na amizade.
Selecionado pelo Festival Varilux de Cinema Francês de 2023, O Astronauta é um filme que prende a atenção do começo ao fim e desperta o desejo de ir em busca de sonhos impossíveis.
Nota: 3/5
Contato: naoparecemaseserio@gmail.com
Youtube: Canal do Youtube – Não Parece Mas É Sério
Facebook: facebook.com/naoparecemaseserio
Instagram: @naoparecemaseserio
TikTok: @naoparecemaseserio