Cinema, Crítica de Filme

Os Segredos do Universo | Crítica

Filme sobre amizade e amor traz debate importante sobre aceitação e tolerância. Confira a crítica completa.

“Numa noite de verão, eu adormeci com medo que, na minha família, nunca nada vá mudar e que eu vá me sentir sozinho para sempre”. Aristóteles nunca imaginou que uma amizade inesperada no verão de 1987, poderia despertar novos sentimentos entre ele e Dante. Os Segredos do Universo é dirigido por Aitch Alberto (Hara Kiri, She Kills He) e baseado no livro best-seller de Benjamin Alire Sáenz e produzido por Lin- Manuel Miranda.

O roteiro é bem construído e consegue traduzir para as telas os principais elementos do livro, fazendo com que a narrativa audiovisual prenda a atenção de quem está assistindo. 

A amizade da dupla encanta ainda mais pela maneira cuidadosa como foi construída, utilizando planos de câmera muito bem pensados pela direção, que vão sendo alterados de acordo com a evolução dos sentimentos dos rapazes um pelo outro. 

Aristóteles e Dante são personagens interpretados pelos atores Max Pelayo e Reese Gonzales. As diferenças dos dois, os temperamentos, atitudes e decisões são muito bem expressadas pelos atores. A trilha sonora também teve papel importante nessa construção, ao traduzir as emoções dos adolescentes em cada cena.

Crédito: Darren Michaels, SMPSP for No Light Pollution © 2021. All rights reserved.

A família de Aristóteles também é bem retratada pelo filme, interpretada pelos atores Veronica Falcon (Liliana Mendoza, mãe) e Eugenio Derbez (Jaime Mendoza, pai), porém, a de Dante fica um pouco esquecida. A boa relação do adolescente com os pais, interpretados por Kevin Alejandro e Eva Longoria, é mostrada em algumas cenas, mas não com o aprofundamento que poderia. 

O longa, que tinha todos os elementos para ser bem recebido pelo público, perde a dinâmica em alguns momentos e se torna cansativo, entregando várias cenas que pareciam o fim, porém continuavam e levavam a novas conversas, reflexões e atitudes, quase como um ciclo infinito.

Se passa no verão, mas é um ótimo filme para assistir em qualquer estação e tentar descobrir Os Segredos do Universo

Nota: 3/5

Contato: naoparecemaseserio@gmail.com

Não Parece Mas É Sério

Youtube: Canal do Youtube – Não Parece Mas É Sério

Facebook: facebook.com/naoparecemaseserio

Instagram: @naoparecemaseserio

TikTok: @naoparecemaseserio 

Deixe um comentário