Filme ucraniano disponível na Mostra de cinema internacional de São Paulo, relata a atual guerra entre Ucrânia e Rússia e suas terríveis consequências para os ucranianos. Confira a crítica completa.

Dirigido por Ivan Ostrochovský (Sluzobníci) e Pavol Pekarčík (Silent Days). O longa tem a premissa de mostrar as decorrências da guerra entre Ucrânia e Rússia, porém desde a direção até o roteiro, há falhas evidentes que comprometem a experiência do público.
A trama se inicia com muitas pessoas se refugiando nos túneis de metrô de Kharkiv. Em fevereiro de 2022, Nikita (Nikita Tyshchenko) de 12 anos e sua família também vão para lá, para poder se proteger das bombas. Após passarem dois meses no local com outras pessoas, o sentimento é buscar sair dessa situação.
O menino quer sair para ter um pouco de ar fresco e sol, porém é arriscado. Sua mãe não permite, pois recebe informações que não é seguro sair.
Sem ter esperança de mais nada e se sentindo sozinho, Nikita conhece Vika (Viktoriia Mats) uma menina de 11 anos que usa uma touca de coelhinho que faz um barulho engraçado. A questão é que ela traz esperanças para o menino. Eles assistem vídeos no Tik Tok e brincam juntos, como a inocência de uma criança deveria ser.
Uma das principais falhas do filme é a direção, que se mostra pouco inspirada. A cinematografia é estática e pouco criativa, não explorando todo o potencial visual e narrativo da história. As cenas são mal enquadradas e parecem desinteressantes, o que faz com que o espectador perca o interesse rapidamente, tanto que o filme tem apenas 71 minutos de duração.

Outro aspecto negativo é o roteiro confuso e pouco desenvolvido. A história é mal construída e explicada, deixando várias lacunas que não são preenchidas.
As performances do elenco secundário, também não convence e parecem artificiais, falhando em transmitir as emoções necessárias para o filme. As crianças são as únicas que realmente parecem apenas brincar, transmitindo sua inocência.
O desfecho do filme é decepcionante. A resolução da trama é pouco satisfatória e não oferece nenhum tipo de conclusão ou reflexão para o público, sendo que tem um tema atual em mãos. É uma obra que não consegue prender a atenção do espectador e possui falhas em diversos aspectos. É uma experiência frustrante e pouco satisfatória.
Nota: 2/5
*Filme visto na 47º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Contato: naoparecemaseserio@gmail.com
Youtube: Canal do Youtube – Não Parece Mas É Sério
Facebook: facebook.com/naoparecemaseserio
Instagram: @naoparecemaseserio
TikTok: @naoparecemaseserio