A animação é um espetáculo visual, seja pelo seu traço ou pela história de preservação que traz, mesmo sendo do folclore ucraniano. Confira a crítica completa.

Mavka (Lhays Macedo) é uma Alma da Floresta e foi escolhida como a nova Guardiã do reino, sendo sua principal missão é proteger a Floresta e seu sacrossanto Coração – a própria Fonte da Vida – contra qualquer agressão ou intrusão, inclusive por parte dos humanos. Quando Mavka se apaixona pelo jovem mortal Lucas, a avarenta Kylina vê a chance que precisava para assumir o controle da floresta e roubar o Coração.
A animação ucraniana traz o folclore local, mas entende que precisa ser explicativo para ajudar na imersão da narrativa, e principalmente fazer a ligação do espectador com ela. E logo nas primeiras cenas, percebemos que a história dirigida por Oleh Malamuzh e Oleksandra Ruban é uma grata surpresa.
Além de um traço impecável, e narrativa densa e até mesmo complexa, Mavka usa sua estrutura infantil para ser abrangente e principalmente, se distanciar de qualquer animação lançada neste ano.
Os personagens tem um detalhismo de estruturas, como olhos, corpos e detalhes individuais que são perfeitos. Claro, que acabamos comparando com o traço que a Pixar faz, mas temos aqui apenas uma referência técnica.

Há muitos personagens secundários, além do casal protagonista, porém o roteiro sabe aproveitar cada um deles, seja por pequenas cenas, ou para serem os alívios cômicos. Cada um tem sua importância, gerando a sequência de atos.
Claro, que o casal protagonista tem a simplicidade, de se apaixonarem no primeiro momento que se vem, porém a trama aproveita isso para o crescimento da história, agregando os elementos do folclore ucraniano e sendo didático, pensando em um público que não as conhece.
Isso que parece básico, é essencial em um longa que é fora do eixo que normalmente chega ao Brasil, e com essa proximidade dos elementos, o espectador vai rir, se apaixonar e se encantar a cada novo avanço.
A vilã também transmite essa simplicidade que já vimos por animações por aí, ela busca algo, e para isso ela não mede esforços e formas para isso. E também tem o elemento dinheiro como algo que ajuda na sua busca pelos elementos.

Estes momentos comuns em nada fazem de Mavka uma animação esperada, ela vai além em diversos pontos e sempre se sobressai no que traz para as telas, seja pelo seu colorido ou pelos temas que abrange, em um filme curto.
E trazer a preservação da natureza de uma forma que atinge diversas faixas etárias funciona bem, e agrega por também ser uma linguagem universal, de encontrar um ponto comum entre ser humano e natureza.
Mesmo com tramas conhecidas, Mavka: Aventura na Natureza é uma surpresa, na parte técnica e subtramas, e surpreende a cada novo ato, com um filme que você deve prestar atenção, e ver principalmente dublado.
Nota: 4/5
Contato: naoparecemaseserio@gmail.com
Youtube: Canal do Youtube – Não Parece Mas É Sério
Facebook: facebook.com/naoparecemaseserio
Instagram: @naoparecemaseserio
TikTok: @naoparecemaseserio