God’s Gift é um longa do Quirguistão que reflete sobre maternidade e destino que está na programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Confira a crítica completa.
O longa é dirigido por Asel Zhuraeva que certamente desperta diversas emoções e reflexões no espectador. A trama nos apresenta uma história emocionante e com boas risadas, que aborda temas profundos.
A trama se inicia com um casal de idosos que não tem filhos e vivem em uma pequena aldeia. Em uma certa noite, alguém deixa um bebê de aproximadamente seis meses na porta deles. O homem tem problemas de saúde, mas ao descobrir que as crianças da cidade estão sendo vendidas por órgãos, faz com que eles queiram adotar o menino, mesmo que isso seja contra a autoridade, já que ambos estão com idade avançada.
A vida deles muda completamente, pois ambos ganham um propósito para viver e não querem que ninguém tire o filho deles, eles acreditam que a criança é destinada a estar com eles.
Uma das qualidades do filme é a atuação do elenco, com performances convincentes que cativam o público e nos fazem conectar com os personagens. Ponto forte de atuação da “mãe” (Gulayum Kanimetova), cujo nome não é mencionado, que diverte com o seu jeito desengonçado ao segurar um bebê, mas emociona quando se preocupa com o mesmo.
A direção se destaca, pois cria uma atmosfera envolvente, mantendo o espectador preso à trama do início ao fim.
Outro ponto a ser mencionado é que o filme aborda questões religiosas de forma bastante marcante. Embora isso possa ser fascinante para alguns espectadores, outros podem sentir que o tema é tratado de maneira um tanto superficial, deixando algumas perguntas sem resposta.
Inclusive, um ponto negativo do filme é o balanceamento da história, que ao desenvolver a trama profundamente, o roteiro prefere acabar com ela nessa momentos, o que deixa a sensação de roteiro inacabado.
Em resumo, God’s Gift é um filme que certamente irá dividir opiniões. Se você está em busca de uma história profunda, com atuações marcantes e uma trama que desafia as convenções, esse filme pode ser uma excelente escolha. No entanto, se você prefere um enredo mais leve e menos carregado de simbolismos, talvez seja melhor buscar por outras opções.
*Filme visto na 47° mostra internacional de cinema de são paulo
Nota: 4/5
Contato: naoparecemaseserio@gmail.com
Youtube: Canal do Youtube – Não Parece Mas É Sério
Facebook: facebook.com/naoparecemaseserio
Instagram: @naoparecemaseserio
TikTok: @naoparecemaseserio

