Utopia Tropical é um documentário embasado em conversas entre o linguista e ativista político norte-americano Noam Chomsky e o diplomata e ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim.
O documentário Utopia Tropical, de João Amorim (2012 Tempo de Mudança, Chicago 10), estreia mundialmente no Festival do Rio 2023. O filme integra a categoria Competição Longas Documentários da Première Brasil, a maior janela do cinema brasileiro. As exibições acontecem nos dias 6 e 7 de outubro (mais informações abaixo). Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados no site oficial do evento – sujeitos à lotação da sala.
Utopia Tropical é um documentário embasado em conversas entre o linguista e ativista político norte-americano Noam Chomsky e o diplomata e ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim. O filme se propõe a lançar um olhar crítico sobre a ascensão e a queda dos regimes de esquerda na América Latina nos últimos anos, abordando os papéis da corrupção e da manipulação da mídia para descreditar o sonho de uma América Latina mais justa e plural.
Chomsky e Amorim analisam as consequências dessas mudanças para as minorias, as populações afrodescendentes e indígenas, além de seus efeitos no meio ambiente e na economia dos países latino-americanos. Utopia Tropical é um registro feito a partir do ponto de vista de dois intelectuais que não apenas acompanharam esses processos, como também, de uma forma ou de outra, exerceram alguma influência neles.
“Utopia Tropical vai além da América Latina. Explora temas que ressoam em todo o mundo, incluindo economia, paz, desigualdade e mudanças climáticas. O documentário transcende fronteiras geográficas, oferecendo perspectivas que ecoam globalmente”, comenta o diretor João Amorim.
“O filme é a minha contribuição para um diálogo global sobre as questões críticas que enfrentamos como sociedade. É uma história que não se repete, mas rima com nossa realidade global em constante evolução. Estou emocionado em compartilhar essa jornada com o mundo, com a esperança de que inspire uma apreciação mais profunda pela beleza e complexidade da América Latina e do nosso planeta como um todo”, completa.
Utopia Tropical é uma produção da Amorim Filmes. O filmeestreia no primeiro semestre de 2024 nos cinemas brasileiros, com distribuição da O2 Play.
Serviço
Exibição do filme Utopia Tropical no Festival do Rio 2023
Dia 6 de outubro, às 19h15: Sessão para convidados
Dia 7 de outubro, às 13h30: Sessão aberta ao público, seguida de debate, no Cine Odeon (CCLSR) – Praça Floriano, 7, Cinelândia
O Festival do Rio 2023 é apresentado pelo Ministério da Cultura, pela Shell e pela Prefeitura do Rio. Tem patrocínio máster da Shell através da Lei Federal de Incentivo a Cultura, e apoio especial da Prefeitura do Rio, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura.
Realização: Cinema do Rio e Ministério da Cultura / Governo Federal
