Cinema, Crítica de Filme

Uma Família Extraordinária | Crítica

Uma Família Extraordinária é um emocionante filme que aborda a jornada da importância do amor e da resiliência. Confira a crítica completa.

Dirigido por Matt Smukler, o longa é baseado em uma história real da vida do diretor, em que retrata de maneira tocante a jornada de sua sobrinha, Bea (Kiernan Shipka) que tem seus pais neuro divergentes e ela tem que lidar com as situações de sua vida adolescente e ainda lidar com as preocupações diárias que tem com sua família. 

O longa tem um roteiro habilmente escrito, que conecta o espectador diretamente com os personagens. É difícil segurar a emoção ao ver a realidade dura e árdua de pessoas deficientes para poderem fazer tarefas normais, como se casar e ter filhos.

A trama começa nos mostrando que Bea está em coma por causa de um acidente, e dentro da sua cabeça tenta relembrar toda sua vida até chegar no momento em que ocorreu a sua atual situação.

A história é totalmente narrada pelo ponto de vista de Bea, que por conta de sua família, nunca teve uma infância normal, tendo que ser independente muito antes do esperado para poder ajudar nas responsabilidades da casa.

Bea com apenas dez anos é ensinada a dirigir, pelo seu pai (Dash Mihok), ele sofre um acidente quando mais novo e houve danos cerebrais, o que causou suas limitações, sua mãe (Samantha Hyde) já nasceu com uma deficiência cognitiva, e por isso não podia dirigir, por isso ele a ensina, para poder auxiliar sua mãe ele. 

Uma das principais qualidades do filme é sua capacidade de transmitir uma mensagem poderosa de inclusão e aceitação, tanto sobre a protagonista com sua complexa infância, quanto seus pais ao lidar com o crescimento e independência da filha.

O elenco é excepcional e entrega performances emocionantes. A protagonista, interpretada com maestria, nos cativa e nos emociona através de sua jornada de autodescoberta, sozinha ou auxiliando os pais. Os atores coadjuvantes também se destacam, principalmente o namorado de Bea (Charlie Plummer) que motiva ela na sua independência dos pais para seguir seus sonhos.

Além disso, a direção cuidadosa do filme faz com que cada cena seja repleta de emoção, sem cair no drama exagerado. O equilíbrio entre momentos de tristeza e alegria é bem dosado, proporcionando uma experiência verdadeiramente tocante.

Outro ponto forte é a trilha sonora, que complementa perfeitamente as cenas e intensifica as emoções. A combinação de músicas impactantes com belas imagens cria algo envolvente que nos transporta para dentro da história.

Uma Família Extraordinária é um filme importante que nos desafia a repensar nossos preconceitos e olhar os dois lados da história, tanto da pessoa deficiente, quanto das pessoas ao redor. É uma obra que nos faz refletir sobre as relações humanas. Sem dúvida, é um filme que vale a pena assistir e que certamente, você vai querer pesquisar a história na vida real ao terminar o filme 

Nota: 5/5

Deixe um comentário