Cinema, Crítica de Filme

O Porteiro | Crítica

O Porteiro arranca risadas singelas do público com grandes atuações. Confira a crítica completa

Crédito: Laura Campanella

Dirigido e roteirizado por Paulo Fontenelle (Blitz: O Filme) o longa teve seu roteiro baseado em um espetáculo homônimo de teatro, do mesmo diretor, sendo assistido por mais de 100 mil pessoas em mais de 40 cidades.

O protagonista Waldisney (Alexandre Lino) é porteiro de um condomínio, inclusive o mesmo que vivia Dona Hermínia (Paulo Gustavo) do filme Minha Mãe é Uma Peça. Nessa história entedemos que ele migrou do Nordeste para o Rio de Janeiro em busca de oportunidades para melhoria de vida, inclusive o ator é nordestino e consegue captar bem a imagem de seu personagem.

No início da história ele está sendo questionado por um delegado (Maurício Manfrini) sobre roubo e tráfico de drogas no prédio, e a jornada se dá por ele contando as histórias do prédio e seus moradores, para provar a sua inocência.

Durante este processo de indas e vindas da seu depoimento, digamos assim, descobrimos que todos que moram no local gostam do porteiro e vivem pedindo ajuda para ele, onde as confusões acontecem, essas cenas inclusive, são hilárias, por motivos diferentes. O filme apresenta personagens carismáticos e engraçados que fazem o espectador darem ótima risadas, com destaque para a zeladora Rosivalda (Cacau Protásio), esposa do porteiro; Laurizete (Daniela Fontan), Dona Aline (Aline Riscado) e a Dona Alzira (Suely Franco).

Crédito: Laura Campanella

O final tem uma reviravolta surpreendente sobre as acusações sobre Waldisney e toda jornada, e mesmo tudo sendo cômico, o roteiro trabalha uma história bem fechada para chegar no contexto final, e apesar das risadas é possível identificar a vida do trabalhador brasileiro, e se reconhecer nas falas do protagonista.

O filme é uma comédia maravilhosa e se você mora em condomínio vai se identificar com algum morador (espero que não seja a Dona Alzira) ou situação colocada. Não faltará risadas, e vale a pena assistir se está em busca de humor e diversão, com alguma realidade.

Nota: 5/5

Deixe um comentário