Animação, Cinema, Crítica de Filme

The First Slam Dunk | Crítica

O longa encerra o arco do time, com uma história emocionante, e com muita ação. Confira a crítica completa.

The First Slam Dunk adapta os momentos finais do mangá em uma história de despedida do grupo, e desses personagens, e claro, com um grande jogo de basquete do grupo.

O roteiro soube trabalhar todos do grupo e dar os detalhes de cada um, com temas densos como luto, e alguns esperados como a superação de uma lesão e correr atrás do resultado. 

Há uma mistura de traços, que funcionam bem, trazendo fluidez e deixando a ação evidente, aliado a uma trilha que sabe manter o longa movimentado. 

A troca de protagonismo foi uma surpresa bem-vinda, e mesmo quem está conhecendo o grupo por este filme, consegue se ligar com eles e entendê-los pouco a pouco. O filme traz algo diferente para todos eles. 

Ambientado no confronto entre o imbatível time da escola Sannoh e o time dos protagonistas, Shohoku, temos nessas horas a ação e o time precisando se desenvolver a cada nova dificuldade nos períodos do jogo. 

E ao sair de quadra, o filme desacelera, para falar do luto que o protagonista sente, a falta de motivação que um deles passa, e tantos outros temas separados pelo time, e não há como ficar alheio ao que vemos. 

A intensidade do jogo, vem do pensamento do armador e transita entre as jogadas, e os problemas encontrados na partida são colocados, com claros momentos de superação, mas que conversam bem com os personagens, e agregam emoção.

O crescimento do jogo, traz os melhores momentos do longa, principalmente quando Shohoku entende como encostar no placar e quais as jogadas para diminuir a distância de pontos.

E como o longa trabalha as emoções do jogo, usando apenas sons, cores e trilhas são primorosos, até mesmo na ausência de som, temos uma grande cena. 

Eles crescem no jogo (claro) e longa também faz o mesmo. Temos atos finais crescentes e memoráveis, para nos deixar atentos de como eles vão virar um placar adverso, contra um time tecnicamente melhor.

Estes pequenos momentos de superação que passam por cada membro do time, é uma grande homenagem aos personagens e suas histórias construídas até ali. E este último jogo juntos, é o last dance do Shohoku.

The First Slam Dunk é intenso e emotivo na maneira certa, e ainda tem tempo para apresentar cada um do time, com a sua história de fundo e o que culminou para cada neste jogo. Um deleite para quem os conhece, e um ótimo lugar para conhecer Slam Dunk.

Nota: 4/5

Contato: naoparecemaseserio@gmail.com

Deixe um comentário