Lidar com a perda e o luto, muda as relações humanas. Através do Tempo usa a dor de um casal para contar sua história. Confira a crítica completa.

Como lidar com a perda? E com o luto que isso gera? Esses são os principais dramas de Além do Tempo de Theu Boermans que usa um evento trágico de um casal para elaborar os sentimentos por um filme tocante e principalmente real.
Em uma viagem o casal e seu filho sofrem uma perda irreparável, e vamos acompanhando com eles lidam com isso, principalmente por eles serem jovens, e seu filho com apenas cinco anos.
O roteiro passa pelas fases do luto, sempre mantendo o casal em foco, e trabalhando os pontos no avanço da história, principalmente as fases que aparecem de formas diferentes em cada um.
Mesmo com o filme, mostrando o presente dos dois, as grandes cenas estão no passado, usando a fragilidade do momento, com grandes arcos dramáticos.
A proximidade dos dois, trazem emoções que impactam pelas fases do luto, emocionando pela narrativa dos fatos e a forma como somos apresentados a cada um deles.

O roteiro também é interessante por trazer pontos de vista diferentes no casal, como cada um quer seguir após a perda, e como essas discussões trazem elementos reais ao filme, não há como não ficar indiferente ao que vemos.
As redes de apoio também são mostradas, para abraçar o casal em seus piores momentos, com arcos emotivos e ajudar nas fases de perda. Esses personagens secundários percebem a mesma situação de formas diferentes, que enriquecem o longa de uma maneira interessante.
O casal segue a vida, da forma que eles entendem como correta, o roteiro entende que precisa ser plural para algo tão duro, todos não reagem da mesma forma de algo traumático.
A emoção é excessiva, com muitas cenas, porém aqui tem tudo ocorrendo no momento certo. O balanceamento foi alto, justificável em seu começo e final, apenas o meio que poderia ter colocado mais os ‘pés no chão’ e deixar a história seguir.
O reencontro transmite como os dois eram um casal seguro, mas a vida os fez separarem, e um passo, uma ação para lidar com o tempo de saudade, os fez se unirem de novo. E novamente, ocorre organicamente.
Além do Tempo é emotivo, com uma boa história envolvendo tudo, para a nossa sorte.
Nota: 3/5
Youtube: Canal do Youtube – Não Parece Mas É Sério
Facebook: facebook.com/naoparecemaseserio
Instagram: @naoparecemaseserio
TikTok: @naoparecemaseserio