Nova animação da Pixar utiliza os 4 elementos (Água, Fogo, Terra e Ar) para falar sobre imigração, identidade e diversidade. Confira a crítica completa.

“Elementos não se misturam!”. Na Cidade Elemento, Água, Terra e Ar vivem em harmonia. Isso muda com a chegada dos seres de Fogo, que não podem se misturar com outros elementos. Porém, na tentativa de impedir o fechamento da loja da família, Faísca (Fogo) se apaixona por Gota (Água) e tem que enfrentar novos desafios.
Dirigido por Peter Sohn (Lucca), a nova animação da Pixar faz uma alusão à própria história do diretor. Enquanto Sohn, nascido nos Estados Unidos, é filho de imigrantes coreanos, Faísca é nascida na Cidade Elemento, filha de imigrantes vindos da Ilha do Fogo.
O filme acerta ao abordar a temática da migração, explorando assuntos como identidade, diversidade e preconceito no dia a dia dos 4 elementos, especialmente, dos seres de Fogo. Ao chegarem à cidade, enfrentaram problemas com o idioma, com tradições e costumes, e, até mesmo, com a infraestrutura, sendo obrigados a ocuparem as periferias da cidade.

A arte do filme agrada os olhos com a perfeita combinação de cores e efeitos especiais e compõe a interação dos personagens em momentos de piadas visuais. Porém, não compensa as confusões da narrativa.
Com um perfeito roteiro “Sessão da Tarde”, a Pixar aposta em uma comédia romântica, mas se perde em vários momentos ao misturar diferentes assuntos, perdendo o foco principal da história. Além disso, os protagonistas Gota e Faísca parecem uma mistura de personagens de outros filmes do estúdio, como Divertidamente (2015) e Soul (2020).
O roteiro ao menos, já mostra possibilidades de continuações e expansão do universo com personagens que dariam boas histórias, como Névoa (Ar) e Turrão (Terra), que não foram explorados como poderiam.
Elementos é um filme para assistir acompanhado de pipoca e uma boa opção para um momento de lazer, além de poder ser utilizado no ambiente escolar como um excelente objeto de estudo por diferentes matérias.
Nota: 4/5
Contato: naoparecemaseserio@gmail.com
Nos acompanhe nas redes sociais e canal Youtube / Instagram / Facebook / TikTok
Um comentário em “Elementos | Crítica”