Obra utiliza mais de mil clipes de produções dirigidas por 183 mulheres, como as cineastas Agnès Varda, Jane Campion e Petra Costa
A Spcine Play disponibiliza a partir desta sexta-feira (03) a série britânica “Women Make Film: Um Novo Road Movie Através do Cinema”, dirigida por Mark Cousins (História do Cinema: Uma Odisséia). Dividida em cinco episódios que totalizam 14 horas de conteúdo, a série integra a programação do É Tudo Verdade On-Line e é narrada por grandes nomes do cinema, como as atrizes Tilda Swinton e Jane Fonda.
Partindo de mais de mil clips de filmes rodados em treze décadas por mais de 183 diretoras, Mark Cousins discute a história e a linguagem do cinema desenvolvidos pelas obras de cineastas como Àgnes Varda, Alice Guy, Heddy Honigmann, Jane Campion, Kinuyo Tanaka, Maya Deren, Petra Costa, Safi Faye, Sally Porter e Sumita Peries, entre outras.
A série aborda ainda como cineastas iniciam e encerram seus filmes, enquadram e acompanham seus personagens, rodam melodramas e comédias, danças e canções, e tratam de amor e sexo, trabalho e religião, vida e morte.
O Brasil é representado em dois episódios, como cenário de “O Amor Natural”, de Heddy Honigmann (em “Sexo”) e com cenas do longa “Elena”, de Petra Costa (em “Memória”).
Confira abaixo os temas debatidos nos cinco episódios de “Women Make Film”
Episódio 1 – Como as diretoras definem o tom de seus filmes, constroem verossimilhança, apresentam personagens, gravam diálogos e enquadram cenas.
Episódio 2 – Como as diretoras montam cenas, constroem jornadas e descobertas, retratam crianças e exercitam o minimalismo, a edição, pontos de vista e closes.
Episódio 3 – Como as diretoras retratam corpos, sexualidade, lares, religião, trabalho, política, surpresas e comédia.
Episódio 4 – Como as diretoras lidam com o melodrama, a ficção científica, as representações do inferno e de tensão, a estase, cortes nos filmes, a memória e o tempo.
Episódio 5 – Como as diretoras filmam interiores, o existencial, o amor e a morte, os fins, música e dança.
É Tudo Verdade:
Entre 26 de março e 5 de abril, com alguns ciclos estendendo-se até 23 de junho, o É Tudo Verdade 2020 – 25º Festival Internacional de Documentários apresenta um festival on-line de produções não-ficcionais, em múltiplas parcerias, num total de sete programas especiais, abrindo a celebração de seus 25 anos.
De 24 de setembro a 4 de outubro acontecerá o festival presencial no circuito de salas de cinema e de instituições culturais, em São Paulo e no Rio de Janeiro, com as projeções dos títulos inéditos das mostras competitivas e dos programas especiais, assim como debates e palestras.
