Sem categoria

| Roller Champions | Review – Alpha Fechado

Confira o review de Roller Champions, a nova aposta de e-sports da Ubisoft


Esports são uma realidade, cabe então as produtoras trazerem jogos que consigam entrar neste nicho de mercado, pensando neste mercado a Ubisoft anunciou na E3 2019, Roller Champions, outro game que busca repetir o mesmo sucesso Rainbow Six Siege.

Podemos enfim testar o jogo em um closed Alpha (Onde você pode enviar sua opinião diretamente para a produtora) em uma versão que pode sofrer alterações até o lançamento do jogo, que não possui uma data definida, mas ele é esperado para este ano.

Objetivo
Dois times de três pessoas cada devem passar a bola por um arco presente em uma parte da arena, mas ele deve fazer isso depois de dar uma volta completa na ‘quadra’.

Para tirar a bola do adversário, tudo é permitido, já que não há faltas ou penalidades no jogo, e há um detalhe quanto as pontos feitos, se o time fizer uma volta, ele faz um ponto, se ele fizer duas voltas, são dois pontos, caso ele faça três voltas (Limite máximo) ele fará três pontos, mas caso ele perca a bola durante a volta, tudo deve ser refeito.

A estratégia do jogo é essa, você tem que pensar se vale a pena correr o risco de perder uma bola ou fazer um gol com uma pontuação menor. Quando um outro jogador de seu time está com a bola, você também precisa pensar se vai se posicionar para receber um passe ou se focará em protegê-lo derrubando os adversários.

Para a partida acabar já existem dois quesitos que podem ou devem ser alcançados. Assim, os jogos têm uma duração máxima de 7 minutos, mas podem acabar antes caso um time faça 5 gols primeiro.

Criação do personagem
Um dos objetos de marketing do jogo, era de o jogador criar um personagem quase exclusivo para ser seu avatar, infelizmente no alfa testado por nós, não foi possível verificar essa ‘gama’ de escolhas. e você poderia mudar apenas algumas características bem simples como o tipo de pele do personagem, detalhes do rosto e tipo do corpo como mostramos abaixo.


Percebemos que o traço do jogo é bem parecido que vimos em artes promocionais, com um visual mais simples, até mesmo cartunesco, focado na simplicidade. Essa variedade de escolhas prometidas, deve ser mostrada com mais afinco em uma beta provavelmente.

Roller Champions já possui uma loja virtual com itens cosméticos. Aqui, é claro, o número de itens disponíveis ainda é bem pequeno, mas já é algo para você dar um visual diferente. Ao menos durante essa fase, todos os itens que vimos na loja do jogo eram meramente cosméticos, ou seja, eles não influenciam na jogabilidade do título e não o tornam pay to win, uma decisão da Ubisoft que esperamos que continue. Deixamos um exemplo abaixo.


Os personagens podem ter uma característica mais simples, mas podemos perceber toda a potência gráfica do jogo quando visualizamos a primeira arena. Ela tem detalhes de arredores e da torcida. Houve alguns problemas de carregamento durante algumas partidas, mas nada atrapalhou a partida, bastou diminuir levemente os gráficos.

Neste alfa não uma grande diversidade arenas, para justamente a jogabilidade ser o principal deste teste, mas percebemos que teremos diferentes tipos de arenas espalhadas pelo jogo.


E começa a partida
Todas as partidas que jogamos tinham o mesmo objetivo que descremos acima, então o sentimento ao jogar Roller foi misto, ou até mesmo estranho, pois a jogabilidade não muda, talvez diferentes modos mudem esta perspectiva. A única diferença que percebemos nitidamente foi de jogar com o teclado e de jogar com um controle. Jogar com o controle foi a melhor opção para o teste, seja pela resposta e facilidade de realizar determinados movimentos de bloqueio e passe. O jogo inclusive tem um aviso para os jogadores optarem pelo uso de um controle.
Para um jogador que está acostumado com games de esportes percebe a semelhança de comandos como um botão para passar, bloquear e disparar a bola. Para os não acostumados são comandos simples de fácil assimilação.



A dificuldade está na combinação destes comandos, pois as partidas têm um ritmo rápido e exigem do jogador reflexos rápidos e capacidade pensar rapidamente do que fazer.
Para dar aquela ajuda, o game sempre mostra qual jogador possui a bola e qual o sentido que ele está correndo, isso ajuda para pensar na estratégia a seguir, o único problema verificado foi relacionado a câmera, ela é manual, ou seja, cabe ao jogador posicioná-la de uma forma que facilite sua visão. Isso deve ser feito o mais rápido possível. 
Essa agilidade exigida pelo jogo é essencial para uma boa partida, já que em determinados momentos da partida é difícil visualizar seu companheiro de time. E principalmente qual a principal estratégia para roubar a bola do adversário, pois você pode por exemplo, ser uma opção de passe para seu time, ou ficar bloqueando o time adversário, protegendo o dono da bola.
Conclusão
Roller Champions tem um dinâmica simples, com objetivos bem definidos, que tem potencial para ser uma opção para esportes eletrônicos, ainda mais que ele será grátis (free to play) sem itens pay to win que melhoram a performance dos jogadores por meio de pagamentos para a plataforma.
O jogo precisa passar por aprimoramentos devido a acessibilidade da câmera manual e excessos de informações que inundam a tela principalmente em partidas mais ‘quentes’, mostrando a necessidade de um refinamento, mas ele demonstrou neste primeiro teste seu potencial.

Contato: naoparecemaseserio@gmail.com
Facebook: facebook.com/naoparecemaseserio

Instagram: @npmes

Deixe um comentário