Sem categoria

| HUB – História para unir o Brasil | Evento é anunciado

Concurso “HUB – Histórias para Unir o Brasil” sugere que a dramaturgia é capaz de criar diálogo entre extremos



Atualmente o Brasil passa por um momento de polarização sócio-cultural. Sendo as nações são formadas pelo imaginário das comunidades e narrativas unificadoras, podemos entender, então, uma crise em nossos discursos. Baseado nessa lógica, o cineasta Newton Cannito lança, no próximo 11 de fevereiro, o concurso HUB – Histórias para Unir o Brasil. Com o propósito de escolher argumentos originais para o desenvolvimento de séries, filmes e livros, o projeto gratuito busca ideias de histórias que discutam e resgatam  a identidade nacional. 
“Só a antropofagia nos une socialmente e culturalmente”, disse Oswald de Andrade no Manifesto Antropofágico (1928), um dos principais ativistas da Semana de Arte Moderna, que aconteceu entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922. Propositalmente a abertura das inscrições acontece na data inicial desse marco na cultura e sociedade brasileira. “A Semana de 22 foi, também, uma pesquisa e criação de nossa identidade nacional. O concurso está totalmente alinhado com essa busca e criação”, explica Cannito.
“Acredito que estamos na terceira fase dessa investigação. Em 22, buscamos as origens indígenas de nossa cultura. Na segunda, 50 anos depois, a partir de 68, tivemos a revolução tropicalista. Agora, novamente passada meia década, iremos fechar esse ciclo, recuperando a influência de várias culturas europeias que formaram nosso povo e fazendo a mistura disso tudo”, complementa Newton. “Nossa proposta é realizar concursos assim até 2022, que marca 100 anos da Semana de Arte Moderna, 200 anos da Independência do Brasil, além de ser ano de eleição federal. Enxergo que até lá temos que redescobrir nossa identidade nacional. E o HUB surgiu para ajudar a enfrentar as dificuldades e chegar nesse lugar, e. encontrar histórias que nos unem e buscam nossos sonhos”, diz.
O concurso é aberto ao público geral e não exige nenhuma formação ou experiência em criação de argumentos e roteiros. As inscrições acontecem até 3 de julho no site www.unirobrasil.com.br. Cada concorrente deve enviar uma história no formato descrito no formulário e gravar um vídeo apresentando a ideia. A seleção será feita em duas etapas: a equipe do FICs (Fábrica de Ideias Cinemáticas), criada por Newton, pré-seleciona as trinta melhores propostas; em seguida, uma comissão formada por renomados roteiristas, diretores e produtores avalia as histórias e seleciona os dois vencedores. 
O autor de cada história selecionada será premiado com um contrato contrato de opção de cessão de direitos autorais de sua história e desenvolvimento de roteiro, no valor de R$ 60.000,00. Dos quais, R$ 8.000,00 serão pagos na assinatura e o restante no caso de viabilização da produção da série ou filme baseada em sua história. Um curso de Roteiro promovido pela  FICs, em que o autor do conto receberá conhecimentos técnicos para avançar na adaptação dessa ideia para um formato de produção audiovisual. Além dos créditos como um dos roteiristas, os autores de cada história selecionada receberão os créditos “baseado em história original de”, nos materiais de divulgação do projeto e nos filmes e séries produzidos a partir de sua história.

Inscrições estão abertas no site www.unirobrasil.com.br entre os dias 11 de fevereiro e 3 de julho

Deixe um comentário