Sem categoria

| História de Um Casamento | Crítica

Confira a crítica de História de Um Casamento

Nicole (Scarlett Johansson) e seu marido Charlie (Adam Driver) estão passando por muitos problemas e decidem se divorciar. Os dois concordam em não contratar advogados para tratar do divórcio, mas Nicole muda de ideia após receber a indicação de Nora Fanshaw (Laura Dern), especialista no assunto. Surpreso com a decisão da agora ex-esposa, Charlie precisa encontrar um advogado para tratar da custódia do filho deles, o pequeno Henry (Azhy Robertson).

O longa dirigido por Noah Baumbach (A Lua e Baleia) começa como um drama familiar qualquer, pois há diversos exemplos de histórias onde há um divórcio, mas conforme vamos conhecendo a trajetória do casal protagonistas, entendemos que a abordagem de roteiro do próprio diretor vai muito além de um casal que está partilhando seus bens e entendendo como será a relação com o filho único.


Cena de História de Um Casamento

Foto: Divulgação – Netflix


Não temos aqui grandes desenvolvimentos técnicos, a forma de filmar de Noah é deixar a cena mais natural possível e deixar as performances de protagonistas, e ele sabe muito bem aproveitas isso ao mudar os enquadramentos mudança no tom do diálogo e fazer bons planos sequência para prender a atenção do espectador.

Ao ver o filme como este buscamos inconscientemente a ter lados na história, como se iremos defender Nicole ou Charlie, mas percebemos que houve um cuidado de mostrar que ambos têm acertos e erros, que não são perfeitos em relação a vida que possuem e querem alcançar. E como o divórcio os fizeram perceber que eles têm uma vida para percorrer.

Cena de História de Um Casamento
Foto: Divulgação – Netflix


As atuações são cheias de camadas, temos grandes cenas de raiva, emoção e até mesmo com pontuações de comédia, Adam Driver (O Relatório) e Scarlett Johansson (Viúva Negra) tem atuações soberbas, e muitas das cenas são longas, crescentes e entregam um resultado formidável em todas.

Noah também usa diversos planos, para dar profundidade em um apartamento vazio, planos bem marcados para cenas emotivas e planos sequência que como há movimentação dos personagens envolvidos, temos mudanças de sons e corpos, mas a câmera fica estática, como se você estivesse ali acompanhando a conversa ou discussão, se preferir.

História é um de filme de camadas e subtramas bem desenvolvidas, em uma narrativa acima de tudo real, o que ocorre com Nicole e Charlie (Guardadas as devidas proporções) podem ser aplicadas a qualquer casal que passa pelo mesmo, e como este processo é exaustivo e acima de tudo aprendizado.

Nota: 5/5.

Saldo: Filme seríssimo.  

Deixe um comentário