O filme brasileiro “Aos Olhos de Ernesto” será exibido pela primeira vez dia 04 de outubro no Festival Internacional de Filmes de Busan, na Coreia do Sul.
Foto: Fabio Rebelo
O filme brasileiro “Aos Olhos de Ernesto” será exibido pela primeira vez dia 04 de outubro no Festival Internacional de Filmes de Busan, na Coreia do Sul. Após sua estreia mundial, será reexibido no evento nos dias 06 e 11 de outubro.
Escolhido para participar da sessão “World Cinema” ao lado do também brasileiro “Filho de Boi”, o longa leva a mistura da cultura latinoamericana para um dos principais festivais da Ásia, onde o mercado audiovisual cresceu exponencialmente nos últimos anos.
Ernesto vem enfrentando as limitações da velhice como a solidão e a crescente cegueira, que ele acha que pode disfarçar de todos. Quando ficou viúvo, Ernesto aprendeu que envelhecer é ocupar os silêncios com um disco rodando, com os telefonemas do filho que mora longe, com as idas ao banco para buscar sua escaça aposentadoria, com rápidas visitas do vizinho Javier, com a espera de uma nova carta de Lucía. Mas Bia, uma descuidada cuidadora de cães, atropela a sua vida e coloca em risco seu metódico cotidiano. E Ernesto percebe que envelhecer pode ser rejuvenecer com a intensa companhia de uma menina que não tem nem trinta anos. Que a vida e o amor são possíveis, até para quem tem quase 80 anos.
