Confira a crítica de Yesterday
Existem os marcos históricos em vários lugares, momentos que mudaram o rumo, não só eventos como guerras e invenções, por exemplo, entram nas linhas históricas; na música também há seu marco histórico e na linha temporal do arco do rock and roll é o quarteto de Liverpool, com Paul, John, George e Ringo.
E se eles nunca tivessem fundado os “The Beatles”? E apenas uma pessoa na Terra tivesse lembrança das músicas feitas pelos 4? Essa é a premissa de ‘Yesterday’, onde após sofrer um acidente o cantor endividado Jack Malik (Himesh Patel), apenas ele sabe as canções. E ele decide gravá-las após uma ligação de Ed Sheeran (Ele faz ‘ele mesmo’ no filme) saber das canções.
O longa trabalha bem a moralidade (Mesmo que rasa) envolvida neste sentido, afinal, o protagonista está certo ou errado ao fazer isso? Mesmo não se aprofundando muito neste aspecto é interessante o longa ter isso inserido este termo e demorar um pouco para encher a narrativa com canções como Let it be, Yesterday e Eleanor Rigby.
Os roteiristas Jack Barth (Operação Invasão) e Richard Curtis (Mama Mia! 2) escrevem uma boa história e ainda usa as músicas certas nos momentos corretos, além de fazer algumas mudanças nas letras para contar melhor a história. A única liberdade fora da curva, é que o mundo musical é bem parecido do que é hoje, muitos artistas com certeza não teriam surgido se os quatro garotos não tivessem tocado juntos, isso não atrapalha a narrativa, mas é bom lembrar disso antes de ver o filme.
O casal formado por Jack e Ellie (Lily James) é o típico casal de comédias romântica, e o filme além de abraçar as músicas dos Beatles, abraça este gênero, temos neste filme nenhuma novidade neste sentido, até por isso é complicado avaliar com profundidade a atuação de ambos, eles entregam o que se espera neste sentido. O único ponto a ser lembrado que é o primeiro filme para o grande público de Himesh.
O saldo final é positivo, mesmo sendo um filme que não se aprofunda em alguns momentos sendo basicamente uma comédia romântica com músicas dos Beatles, ficando dentro dos materiais de divulgação.
