Confira a crítica de Atentado ao Hotel Taj Mahal
No dia 26 de novembro de 2008 dez atentados terroristas sincronizados ocorreram na cidade indiana de Bombaim, conhecida como capital financeira e maior cidade da Índia. Depois de três dias de terror, mais de 175 pessoas foram mortas e mais de 300 pessoas foram feridas. E temos neste filme o enfoque no que ocorreu nestes três dias no Hotel Taj Mahal (Mumbai).
Dramatizar algo tão duro, não é novidade em hollywood, tivemos filmes sobre o atentado de 2001 nos Estados Unidos e recentemente tivemos o longa estrelado por Mark Wahlberg “O Dia do Atentado” (2016) mostrando o atentado na maratona de Boston que ocorreu em 2013.
Demonstrar essa realidade real é um desafio, afinal estamos falando de vidas humanas que se perderam e traumas gerados em uma cidade. E Atentado ao Hotel Taj Mahal, dramatiza a história, mas sabe lidar com consciência de tudo que ocorre.
Arjun (Dev Patel) e David (Armie Hammer) em cena
Foto: Divulgação – Imagem Filmes
A direção e roteiro de Anthony Maras (The Palace) é angustiante, ágil e com diversas subtramas que conseguem a total atenção do espectador e mesmo os personagens principais Arjun (Dev Patel) e David (Armie Hammer) estão vulneráveis e podem ser afetados pelos eventos a todo momento, não há proteção alguma, algo primordial em filme como esse.
A fotografia e cenas são primorosas por usar locações muito semelhantes e takes reais do atentado, são necessários não só por mostrar verossimilhança, e dar ritmo principalmente as subtramas do filme.
O longa não tem um destaque de atuação devido aos personagens serem bem utilizados e cada um ter a sua importância a narrativa, de como cada um reagiu diferente ao terror instaurado pelos terroristas. E como cada um tem um motivo diferente para sobreviver ou salvar seus semelhantes.
Arjun (Dev Patel) em cena
Foto: Divulgação – Imagem Filmes
O longa ainda mostra de como uma pessoa pode ser transformada por motivos religiosos, o roteiro usa os terroristas para mostrar o lado da intolerância religiosa e deixar claro seus propósitos, certos ou não. Mostrar os dois lados é raro em filmes como este.
Atentado ao Taj Mahal é um filme duro e pesado sem apelar para cenas suaves com o intuito de minimizar os fatos ou de mostrar um super-herói que tenta salvar a todos dos terroristas. Aqui a realidade bate forte.
Nota: 4/5
Saldo: Filme sério sobre um assunto sério, como deve ser.


