Confira a crítica de Clementina
O documentário Clementina chega ao canal Curta! Onde temos a vida de Clementina de Jesus (1901-1987) que foi consagrada somente com mais de 60 anos por seus sambas. E neste documentário não vemos a Clementina sambista e sim a Clementina de Jesus fora dos palcos.
Esse documentário acerta justamente por este motivo por abordar um lado diferente do que esperaríamos, um exemplo disso é uma entrevista que Clementina dá um uma repórter internacional, e ela não perde a sua simplicidade e vozeirão, mesmo entendo pouco do que a entrevistadora diz.
O documentário mistura entrevistas (Diversas, diga-se de passagem), diversas tomadas em preto em branco e câmeras da época, não há aqui nenhuma imagem restaurada ou melhorada, tudo está tudo como deveria ser, como se Clementina quisesse assim.
Clementina em entrevista
Foto: Divulgação
Neta de escravos, e presente em diversos movimentos de cultura negra, ela sabe como ninguém como ser a representante do movimento negro que une com maestria dança, arte e é claro samba.
O documentário que foca na Clementina “família” mostra todo o seu redor, filhos e netos e é claro os famosos responsáveis por sua relevância até hoje no samba, o destaque fica pra apresentações de Paulinho da Viola, mostrando que ele é um grande fã das composições cantadas pela personagem título.

