Confira nossa crítica de Lion: Uma Jornada para Casa
Lion, conta a história real de Saroo Brierley (Dev Patel) criança indiana que se perde seus pais e acaba sendo adotado por um casal australiano. E quando adulto ele busca encontrar novamente sua família biológica.
O filme tem um começo longo, mas necessário, pois ele tem que afirmar toda a jornada inicial de Saroo feito pelo ator mirim Sunny Pawar, mostrando que ele vem de um vilarejo indiano muito pobre e que sua infância não foi nada fácil, seja ajudando sua mãe no seu trabalho ou nas tarefas com o seu irmão mais velho Guddu (Abhishek Bharate) pra levar um pouco de comida ao lar.
Saroo se perde de sua família onde ele é adotado por uma família australiana, Sue Brierley
(Nicole Kidman) e John Brierley (David Wenham) onde ele percebe que pode sim ser feliz e sua nova realidade é diferente e que ele pode se tornar uma pessoa melhor, mas o sentimento que deixou algo importante pra trás o incomoda profundamente. E sua busca para reencontrar sua família biológica começa.
Dev Patel entrega um Saroo diferente em cada cena, mostra frustração quando não consegue realizar seu objetivo e intensa alegria quando ele consegue encontrar onde pode estar sua família. Ele sabe durante o filme se mostrar um ator versátil e capaz de passar ao espectador diferentes tipos de emoção. O filme vale muito por sua atuação.
Os coadjuvantes são muito bem utilizados neste filme, seja pra mostrar as diferenças entre as culturas ou como é preciso ter união para se alcançar seus objetivos. A família australiana de Saroo se mostra disponível para ajudá-lo no que for preciso. A mãe feita por Nicole Kidman é incrível e consegue mostrar que uma mãe ama seu filho de uma forma incondicional e que estará lá para apoiá-lo.
O longa mostra com perfeição que se temos um objetivo temos que trabalhar muito para alcançá-lo, que iremos passar por problemas, frustrações e diferentes tipos de emoções para alcançar o que queremos. O filme é muito bom neste quesito. E mostra que a realização pessoal também passa por todos, um desejo ou anseio também passa por sua família, amigos e namoradas e que temos que convencer a todos que temos um objetivo muito claro a frente.
Lion, além de mostrar uma grande lição de vida é um excelente filme e vale com certeza o ingresso e toda a experiência.

